terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pai Flamenguista

Um pouco da história do Flamengo... Vale a pena ler.
 
FILHO:
- Pai, por que o senhor sempre fala que eu tenho que ser Flamenguista?
 
PAI:
- Porque o Flamengo é o melhor time e também aquele que tem a maior torcida do mundo, meu filho!
 
FILHO:
- Isso é legal né pai! Mas acho que não entendi bem...A Índia e a China são os países mais populosos do planeta, cada um com mais de 1bilhão de habitantes, eles também jogam futebol e ninguém por lá sabe o que é o Flamengo. Será que somos mesmo a maior torcida do mundo?
 
PAI:
- Esses caras não entendem de futebol, por isso não torcem pelo Flamengo...
 
FILHO:
- Tá, mas outros países que entendem de futebol, como a Argentina,Uruguai, Espanha e Itália têm clubes com muito mais títulos internacionais (Libertadores e Mundiais) do que o Flamengo. Será que somos mesmo os melhores do mundo?
 
PAI:
- E daí! O futebol brasileiro é o que importa, meu filho! Porque nossa seleção é a única pentacampeã mundial!
 
FILHO:
- Bom, nesse caso imagino então que o Flamengo seja o time que mais forneceu jogadores pras seleções brasileiras em Copas do Mundo, né!
 
PAI:
- Na verdade, o time que mais cedeu jogadores pras seleções brasileiras em Copas do Mundo é o Botafogo, seguido do São Paulo, depois do Vasco e o Corinthians ..... ah, deixa pra lá, garoto! O que importa não é a quantidade, mas a qualidade do jogadores cedidos! Nós tivemos craques do nível do Zico, Júnior e Leandro vestindo a camisa canarinho!
 
FILHO:
- Legal! E quantas Copas eles ganharam?
 
PAI:
- Esses jogadores?.... Nenhuma.... Mas e daí! o teu professor não ensinou que 'o importante é competir'?
 
FILHO:
- Sim, mas eu só estava tentando entender.... melhor esquecer esse negócio megalomaníaco de melhor do mundo e me diz aí: antes de 2009, quando foi nosso último título brasileiro?
 
PAI:
- Foi em 1992, com um timaço!
 
FILHO:
- Pô!, mas faz tanto tempo assim? Já Tenho 13 anos, e já faz mais de 15 que o Flamengo ganhou o último título brasileiro?
 
PAI:
- É meu filho, mas somos do time mais vezes campeão brasileiro!! Seis!!
 
FILHO:
- Mas para a CBF, que é o Órgão Oficial de Futebol no Brasil, o campeão brasileiro de 1987 foi o Sport Recife e não o Flamengo, não é verdade?
 
PAI:
- Sim, pentelho, mas nós, da torcida rubro-negra, consideramos que é o Flamengo!
 
FILHO:
- Mas quem representou o Brasil na Libertadores de 1988 foi o Sport...
 
PAI:
- Melhor voltarmos ao assunto dos títul os brasileiros.
 
FILHO:
- Bom então o único hexa é mesmo só o São Paulo?
 
PAI:
- Mais ou menos, p.......!
 
FILHO:
- Calma pai, o senhor está bravo só porque o Flamengo não é bem isso que o senhor pensava?
 
PAI:
- Pára com isso filho! Nós já fomos campeões mundiais!!!
 
FILHO:
- Sério Pai!? Quando?
 
PAI:
- Em 1981, no Japão.
 
FILHO:
- Já existia televisão nessa época, pro senhor ver o jogo?
 
PAI:
- Claro, p......!
 
FILHO:
- Que legal, então nós também ganhamos a Libertadores em 81?
 
PAI:
- Sim, filhão!!!!
 
FILHO:
- É verdade que ganhamos a Libertadores sem enfrentar nenhum time argentino nem uruguaio?
 
PAI:
- Sim, e daí?
 
FILHO:
- E daí que esses são países de tradição n o futebol sul-americano. Sem enfrentar argentinos ou uruguaios a competição ficou muito mais fácil de ser ganha...
 
PAI:
- Tá, mas ganhamos do Cerro Portenho, Deportivo Cali, Jorge Wilstermann e Cobreloa.
 
FILHO:
- Caramba! algum desses times já foi campeão da Libertadores, Sul Americana, Mercosul, Recopa, Supercopa, Conmebol ou alguma coisa de expressão internacional?
 
PAI:
- Não filho.... quer dizer, sei lá! mas que m.....!!!!
 
FILHO:
- É verdade que os únicos times conhecidos contra os quais Flamengo jogou naquela Libertadores - Atlético Mineiro e o Olímpia do Paraguai-não conseguimos vencer nenhuma vezinha sequer?
 
PAI:
- É.. foram empates...
 
FILHO:
- E também é verdade que passamos da primeira fase após aquela confusão na qual o Atlético Mineiro teve metade do time expulso pelo juiz supostamente comprado... e o jogo terminou com a vitória magra do Flamengo por falta de jogador adversário e não teve jogo extra como mandava a regra?
 
PAI:
- Azar do Atlético....
 
FILHO
-Pai, também é verdade que se o crítério de gols feito fora de casa (que vale o dobro na Libertadores) fosse mantido também na final que fizemos com o Cobreloa, não teríamos sido os campeões, porque eles meteram um gol no Maracanã e nós passamos em branco lá no Chile?
 
PAI:
- É mas, pra nossa sorte, só na final esse critério muda...
 
FILHO:
- Sei não pai, chegamos aos trancos e barrancos na final e também não pegamos nenhum time Argentino ou uruguaio pelo caminho, assim ficou fácil demais!
 
PAI:
- P..., moleque. Tá de sacanagem com a minha cara?
 
FILHO:
- Não, só estou querendo saber.. Se o fato de não ter mos enfrentado nenhum time de expressão não fez nenhuma diferença, como fomos, então, nas outras NOVE vezes em que participamos na Libertadores?
 
PAI:
- Bom, nós fomos eliminados nas primeiras fases em todas as vezes, quase sempre por times argentinos ou uruguaios... Mas isso não importa! O que importa é o título!
 
FILHO:
- Eu achava que o senhor pensava que o importante era competir....
 
PAI:
- Que nada! Isso é baboseira de Vascaíno que só sabe ser vice!
 
FILHO:
- Mas pai, eu li num livro que o Flamengo é o time do Rio que mais tem vice-campeonatos em sua história, são 33 vices contra 27 do Vasco!
Está no livro 'Os 10 Mais', de André Alzer e Mariana Claudino, Editora Agir.
 
PAI:
- Já falei pra você parar de ler livros! Isso não combina com ser flamenguista!
 
FILHO
- O que é isso pai! Eu só acho errado ficar menosprezando vice campeonatos, até porque às vezes acho tudo meio injusto. Veja agora, o Fluminense jogou 4 vezes com a LDU nessa Libertadores, ganhou duas,empatou uma e perdeu somente uma vez... O senhor achou justo a LDU ter sido campeão? E se critério de gols fora de casa não mudasse na final o título seria do Fluminense...
 
PAI:
- Eu não quero saber do Fluminense!
 
FILHO:
- É mas eu vi o senhor sacaneando um tricolor por causa da LDU....Mas pra mim, nessa Libertadores, a vergonha do Flamengo foi muito maior, afinal perdemos em casa diante da nossa torcida pra um timeco mexicano, tomando gols de uma cara que tem a barriga maior do que a sua... O Fluminense ao menos ganhou todas em casa, ficou em primeiro lugar na fase classificatória (apesar de estar no grupo da morte), despachou times de tradição na competição (Boca, São Paulo, Arsenal, Libertad) e ainda trouxe a grande final pro Maracanã (coisa que ninguém tinha conseguido fazer na história do nosso maior estádio).
 
PAI;
- Já falei que não quero saber do Fluminense!!!!!!!!
 
FILHO:
- Calma paizinho. Vamos passear então, me leva ao estádio do Flamengo.
 
PAI (chorando):
- Não temos estádio p....! Temos uma sede num terreno alugado pela prefeitura do Rio com um campo de treinamento e uma piscina muito mal conservada.
 
FILHO (puto da vida):
- Chega pai! Assim não dá. Não temos estádio, não temos a maior torcida nem o melhor time, nosso título mais comemorado é um mundial há quase 30 anos, que conseguimos graças à falta de argentinos e uruguaios e não éramos campeões brasileiros faz quase 20 anos...
 
PAI( um minuto de silêncio):
- É.. mas esse ano passamos o Fluminense e nos tornamos o time com mais títulos cariocas!!
 
FILHO:
- Mas pai, isso só é possível porque nos consideramos duas vezes campeões em um mesmo ano (1979)! E ultimamente dizem que andamos comprando juízes e ganhando dos adversários de forma vergonhosa - como foi contra o Botafogo. Mas apesar de tudo isso, nos tornamos finalmente os maiores campeões cariocas, isso em mais de 100 anos que estamos disputando essa competição, não é verdade?
 
PAI:
- Seu filho da p......!! filho dum corno!!! Tá de castigo, porra!!!"

1959 x 2011

Para uma breve reflexão sobre épocas, costumes e ações:
Cenário 1: João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.
 
Ano 1959: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e Volta tranquilo à classe.
 
Ano 2011: É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com transtornos de ansiedade e déficit de atenção em ADD, o psiquiatra  lhe receita  Rivotril. Se transforma num Zumbí. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz.
 
Cenário 2: Luis quebra o farol de um carro no seu bairro.
 
Ano 1959:  Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no traseiro... A Luis nem lhe passa pela cabeça fazer outra nova façanha, cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.
 
Ano 2011: Prendem o pai de Luis por maus tratos. O condenam a 5 anos de reclusão e, por 15 anos deve abster-se de ver seu  filho.   Sem o guia de uma  figura paterna, Luis se Volta para a droga, delinqüe e FICA preso num presídio especial para adolescentes. 
 
Cenário 3: José cai enquanto corria no pátio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria,  o encontra chorando e o abraça para confortá-lo...
 
Ano 1959: Rapidamente, João se sente melhor e logo depois continua brincando.
 
Ano 2011: A professora Maria é acusada de abuso sexual, condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos de terapia em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos, ganhando OS dois juízos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida... 
 
Cenário 4: Disciplina escolar
 
Ano 1959: Fazíamos bagunça na classe... O professor nos dava um esbregue e/ou encaminhava para a direção; chegando em Casa, nosso velho nos castigava sem piedade.
 
Ano 2011: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreender-nos e FICA com a culpa por fazê-lo.
Nosso velho vai até o colégio se queixar do docente e para consolá-lo compra uma moto para o filhinho.
 
Cenário 5: Horário de Verão.
 
Ano 1959:Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. Não acontece nada.
 
Ano 2011: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão, falta de apetite,  nas mulheres aparece celulite.
 
Cenario 6: Fim das férias.
 
Ano 1959: Depois de passar férias com toda a família enfiada num Gordini, após 15 dias de Sol na Praia, hora de voltar. No dia seguinte se trabalha e tudo bem.
 
Ano 2011: Depois de voltar de Cancún, numa viajem 'all inclusive', terminam as férias e a gente sofre DA síndrome do abandono, pânico, attack e seborreia...
 
Pergunto eu ... QUANDO FOI QUE NOS TRANSFORMAMOS NESTE BANDO DE IDIOTAS?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...